terça-feira, 12 de julho de 2016

Variações constantes nas temperaturas! E a saúde como fica?

Pois é, estas oscilações nas temperaturas, os extremos ( calor e frio), mais as chuvas nesta época do ano, tem causado muitas gripes fortes e pneumonias.
E agora o que faço para aumentar minha imunidade? Muitas pessoas tem ficados acamadas pelos sintomas da gripe e até internadas no caso da pneumonia que tem assustado muita gente.
Bom, ainda a prevenção é o melhor remédio.
Evite ambientes fechados, com excesso de circulação de pessoas, evitar tomar friagens e chuvas.
Agora o organismo exige um cuidado especial nesta época do ano. Que tal um café da manhã com pães integrais, frutas frescas, suco natural e abuse dos cereais e sementes, como a aveia, amaranto, quinoa, gergelim, frutas desidratadas, iogurtes e variedades de castanhas. Não esqueça que mesmo com o frio, a ingesta de água pura é muito importante, e a recomendação são de 2 litros diários. Todas estas dicas já ouvimos inúmeras vezes, mas sempre é bom lembrar.
Quanto ao uso de suplementação é válido para as pessoas que tem suas vidas atribuladas e não tem o devido tempo de cuidar de suas refeiçoes de forma adequada. Faça uso de vitamina C, óleo de coco ( contém o ácido láurico, também encontrada no leite materno que
aumenta a imunidade do organismo), óleo de alho e própolis.
Para quem já está gripado vai uma receitinha para expectorar.
Coloque 1 xícara de açúcar e faça um caramelo, depois acrescente folhas de guaco, poejo, gengibre e agrião ( meia xícara de cada ingrediente é o suficiente, o gengibre pode ser menos), Cozinhe mais um pouco até que os princípios ativos desprendam  da planta, desligue e espere esfriar. coloque num vidro e tome 10 ml 3 vezes ao dia. Econômico, simples de fazer e eficaz, sem conservantes e pode ser utilizado por idosos e crianças.
Mas sempre peça orientação de um médico, pois uma gripe forte e principalmente no caso da pneumonia é necessário o uso de antibióticos, antitérmicos ou outros medicamentos que somente seu médico poderá lhe indicar.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Alergia ou intolerância alimentar. Qual a diferença?

Existe diferença entre alergia e intolerância alimentar. A alergia acontece quando o corpo reage a uma proteína específica do alimento. O sistema imunológico acha que essa proteína é prejudicial e acaba liberando as histaminas, pessoas extremamente sensíveis podem ter reações graves a traços dessas proteínas podem causar reações, desde uma queda na pressão sanguínea, tontura, desmaio e até uma parada cardíaca.
Já a intolerância é quando o organismo não é capaz de produzir a enzima específica para digerir determinados alimentos.
Os alimentos mais comuns que causam alergias ou intolerância alimentar são: leite, peixe, crustáceos, ovos, amendoim, nozes, soja e trigo.
De qualquer forma, o melhor é procurar a orientação de um especialista para orientar  quais os procedimentos a serem adotados nos dois casos em sua dieta.
O importante que é possível conviver de maneira saudável mesmo com os dois problemas, aprenda como substituir ou diminuir a quantidade de ingesta desses alimentos, sendo que nos casos de intolerância é possível encontrar enzimas específicas que auxiliam a digerir estes alimentos que o organismo não consegue digeri-los.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Importância do cálcio no organismo

Aproximadamente aos 35 anos atingimos o ápice de cálcio no nosso organismo. Depois dessa idade, mais ou menos a partir dos 40 anos, começa a ocorrer um declínio acelerado, fazendo com que o ser humano perca cerca de 1% de massa óssea por ano. Uma dieta desprovida de cálcio na fase adulta pode levar a problemas como osteomalacia  e osteoporose, que é a degeneração progressiva dos ossos, o que ocasiona fraturas, especialmente em pessoas mais idosas. Por isso, é importante dobrar a atenção a partir dos 50 anos, principalmente as mulheres, que apresentam perda óssea mais acelerada – na menopausa há uma queda acentuada na produção de hormônios femininos (estrógenos), responsáveis por ajudar as células a produzir tecidos ósseos. Os alimentos que não devem faltar para o suprimento das mesmas, são os derivados lácteos, folhas verdes escuras de vegetais em geral, oleaginosas, avelãs, aveia entre outros. A recomendação de cálcio diário, é de 800 a 1000 mg ao dia, sendo que a maioria não consegue ingerir a quantidade que o organismo necessariamente,  após os 35 anos é importante o uso dos suplementos como: cálcio de ostras ou carbonato de cálcio com Vit. D. Para os que não costumam tomar sol diariamente o organismo não produz a Vitamina D que é importante na sua absorção. A exposição de 15 minutos diários é o suficiente para o organismo sintetizar a vitamina D ( endógena ) que o organismo necessita diariamente, cuidado com os horários para se expor ao sol, que deve ser entre às 10 horas da manhã e após as 16 horas.Não esqueça da importância da atividade física diariamente. Evite o consumo excessivo de café, refrigerantes a base de cola e o fumo que impedem na absorção do cálcio pelo organismo.                              
Vale lembrar que o consumo excessivo do cálcio também traz problemas para sua saúde, como calcificação excessiva dos ossos, distúrbios psicológicos e lesões cerebrais, falência renal e dificuldade do organismo  em absorver ferro. O equilíbrio na na sua dieta é muito importante para uma vida saudável.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            


                                                         


quinta-feira, 30 de junho de 2016

Gripe? #eagoraoquefaco?


A gripe é uma doença contagiosa e pode gerar complicações, e exige cuidados especiais como: usar muita água, alimentação equilibrada, descanso, deixar arejado o local.Existem alguns medicamentos que são paliativos para aliviar os sintomas como dor de cabeça, febre, coriza e mal estar ( veja com o seu médico o mais apropriado para você), mas somente o tempo pode curar, pois o organismo precisa criar defesas para combater o vírus.
Cuidado com os espirros, a mão e a saliva, pois a gripe é facilmente transmissível, portanto evite ficar próximo das crianças, idosos e os que estão com a imunidade comprometida.
E hoje a vacinação é um dos melhores meios de prevenção contra a gripe.
Os alimentos e suplementos que reforçam a sua imunidade: vitamina C, levedo de cerveja, clorela, óleo de alho, chá ( com anis estrelado, gengibre e canela), ingerir frutas variadas, vegetais folhosos,legumes, castanhas,oleaginosas e nada melhor que uma sopinha de legumes feito por quem você ama!

terça-feira, 28 de junho de 2016

Gengibre um excelente alimento!


O gengibre é um alimento utilizado no oriente na culinária em geral, seu sabor único e com propriedades benéficas ao organismo, auxilia na digestão, elimina gases, bactericida, termogênico e antioxidante.
Um dos principais  componentes é o gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos.

Maneiras para inserir o gengibre no seu dia dia:


  • Chás: a infusão de pedaços frescos de gengibre é utilizada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Além de ser um relaxante eficaz, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, ajudando também no emagrecimento, devido à sua ação termogênica. Um chá com gengibre, canela e anis é excelente para sua saúde!
  • Culinária: o gengibre pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária. Pode ser encontrado desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado. 
  • Sucos: tem ação anti-inflamatória, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição para o corpo, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino. Para ficar mais saboroso, bata no liquidificador com abacaxi e hortelã.
  • Pedaços crus: mastigar as lascas de gengibre, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta, nesse caso só ajuda melhorar a dor mas não cura. Colocar lasquinhas de gengibre na água ajuda eliminar o enjôo.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Cafeína

Suplemento à base de cafeína, é um estimulante do sistema nervoso, porém a maior preocupação é a dosagem,que não se deve ultrapassar a 300 mg ao dia, isto no caso para atletas. Para quem quer manter-se alerta use 210 mg ao dia preferencialmente pela manhã.
A dosagem sugerida equivale a duas xícaras ao dia, cuidado com as dosagens excessivas que podem causar arritmias e não é aconselhável para pessoas com pressão alta.
Outro cuidado  é que cafeína rouba o cálcio de nosso organismo, entre outros minerais, portanto nada de excessos.
E lembrar que o uso do ômega 3 deve ser contínuo pelos benefícios que ela nos proporciona.

domingo, 26 de junho de 2016

Benefícios da berinjela

       A berinjela é originária da Índia, utilizada em diversos pratos, porém a maioria carregada em óleo o que acaba deixando a desejar em relação às suas propriedades benéficas ao organismo, ela tem pouquíssima caloria,em torno de 25 kcal a cada 100 gramas e possui a capacidade de absorver gorduras dos alimentos.Para se aproveitar do benefício, deve ser ingerida sem  o acréscimo de gorduras ( com exceção do óleo de coco). E uma alternativa fácil de usar no seu dia, dia é na forma de pó como suplemento, e pode ser encontrada em qualquer loja de Produtos Naturais.

      Principais nutrientes em 100 g: Vitamina C 2,2 mg, Cálcio 9 mg, Vitamina C 2,2 mg, Ferro 0,2 mg, Vitamina B 6 0,1 mg, Magnésio 14 mg, Sódio 2 mg, Potássio 229 mg, Carboidrato 6 g, Fibra alimentar 3 g, Proteínas 1 g.
  1. Prevenir doenças cardíacas, por ser rica em antocianina, um antioxidante potente que está presente na sua casca roxa;
  2. Reduzir o colesterol ruim, por conter o antioxidante nasunina;
  3. Evitar a formação de aterosclerose, por controlar os níveis de colesterol no sangue;
  4. Melhorar a circulação sanguínea, por promover a saúde dos vasos;
  5. Ajudar a emagrecer, por ser pobre em calorias;
  6. Prevenir anemia, por ser fonte de ácido fólico, vitamina que estimula a produção de células do sangue.

sábado, 25 de junho de 2016

Benefícios em eliminar o gúten de sua dieta


Benefícios em eliminar ou evitar o glúten de sua dieta. Primeiramente, promove a perda de peso e aumenta  as defesas do organismo, isto é bem animador para quem procura uma dieta cada vez mais natural e saudável.
Há alguns anos achávamos que somente os celíacos deveriam eliminar o glúten de suas dietas, pois ela impede a absorção correta dos nutrientes pelo intestino  e outras complicações que ela causa.
Hoje sabemos que o glúten não é saudável para quem quer sentir -se livre de inchaços no abdômen e mal estar que esta proteína causa. Os principais alimentos que contém o glúten são: farinha de trigo, cevada, aveia e malte.
Substitua por: Tapioca, feijões, quinoa, chia, linhaça, milho, laticínios, batata, arroz, castanhas, sementes, mandioca, frutas, vegetais, carnes, farinha de banana verde e cereais produzidos sem trigo, cevada ou malte, entre outros.
Ao eliminar o glúten de sua dieta seu metabolismo irá melhorar consideravelmente, fora o desconforto do inchaço no abdômen.

Cuidados com a saúde no inverno

Cuidados que aumentam a sua imunidade nesta estação onde devemos ter cuidados redobrados com as doenças como a gripe, resfriados, pneumonia e infecção das amigdálas que atacam nosso organismo que é o inverno.

Procurar uma alimentação equilibrada  que tenham  nutrientes importantes para a defesa do organismo e alguns hábitos saudáveis:

Alho: alicina ( antibiótico natural )
Nozes, castanhas e cacau:  arginina e triptofano  ( a arginina ajuda eliminar as toxinas e aumentar a imunidade do organismo) e o triptofano dá a sensação de bem estar, época em que há um aumento considerável de depressão nas
pessoas.
Frutas cítricas: Ricas em vitamina C, importante para as defesas do organismo para a prevenção de gripes e resfriados.
Ar puro: Abrir as janelas da casa, renova o ar e evita o acúmulo de ácaros.
Atividade física:No inverno relaxamos com os cuidados com o nosso corpo.A prática rotineira melhora todo o funcionamento do  organismo, portanto não se descuide, mesmo que sejam caminhadas diárias.
Própolis:Extraída da resina das colméias da abelhas, possui substâncias capazes de combater algumas bactérias e vírus. Procure uma de boa procedência, em casa utilizamos o própólis verde tipo exportação, ( O Japão é um dos grandes importadores de nossa própolis)
Ovo caipira:  ( Ingira ela não totalmente cozida no café da manhã todos os dias, conhecido como ovo quente). Lave bem os ovos para usar  ela dessa forma, ao levantar fervura, espere mais um minuto com o fogo ligado e está pronto um alimento rico em nutrientes,além de aumentar as defesas do organismo.
Suco puro de uva: Rico em vitaminas e resveratrol ( antioxidante). Cuidado ao comprar, evite o néctar que vem em caixinhas longa vida ( tetra pack), normalmente a concentração do suco é muito baixo e contém muito açúcar.




A alimentação é muito importante, mas o estresse, preocupação e o mal humor aumenta as chances para adoecer em pelo menos 40%.


terça-feira, 21 de junho de 2016

Por que as pessoas engordam?

Embora o fator genético exerça alguma influência, a obesidade resulta do sedentarismo e quando a pessoa perde a noção do que é alimentar para nutrir o organismo e manter seus órgãos funcionando normalmente, passando a se alimentar sem regras.Em vez de usar o bom senso, exageram em tudo no que não devem.

Dessa forma podemos dizer que as pessoas engordam por diferentes motivos:

Comem compulsivamente ou comem grandes quantidades.
Consomem mais calorias do que gastam. Decorrente do sedentarismo ou se alimentam de forma desequilibrada.
Baixo metabolismo do corpo (ingerem pouco alimento, mas o organismo tem grande capacidade de armazenar energia em forma de gordura).
Ou o mau funcionamento de alguns hormônios ou substâncias no nosso organismo, que regulam entre outras coisas, a fome e a saciedade.
Se você só vem ganhando peso e tem dificuldade em emagrecer, recorra a suplementos naturais, mas procure sempre uma orientação de uma nutricionista,um médico nutrólogo e se for de origem metabólica, um endocrinologista.


segunda-feira, 20 de junho de 2016

Sal do Himalaia e seus benefícios


O sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio.



Alguns dos benefícios, em consumir este sal no lugar do sal de " cozinha" ( cloreto de sódio):
  • Auxilia na saúde vascular;
  • Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória;
  • Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;
  • Reduz os sinais de envelhecimento;
  • Promove padrões de sono saudável;
  • Aumenta a libido;
  • Previne cãibras musculares;
  • Aumenta a hidratação;
  • Fortalece os ossos;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Melhora a circulação;
  • Desintoxica o corpo de metais pesados.

PS: Para equilibrar o PH, utilize umas 5 g na água (Jarra de 2 litros), deixar descansar algumas horas e beber durante o dia, substituindo a água normal. 












Melhore a saúde dos seus cabelos, peles e unhas


O colágeno é o principal componente proteico dos ossos, tendões, cartilagens e pele. O colágeno é a proteína que predomina no nosso organismo, mas é difícil obtê-la com a alimentação, por isso a importância da suplementação.
Você sabia que existe uma substância no colágeno capaz de deixar a pele viçosa, os cabelos mais sedosos e as curvas em dia? , O colágeno auxilia na manutenção da estrutura dos fios de cabelo ,unhas, elasticidade da pele e ajuda na perda de peso.
Quer mais motivos para inserir colágeno na sua rotina?

domingo, 19 de junho de 2016

Benefício do anis estrelado

     O anis estrelado é muito utilizado principalmente na china em sopas e pratos em geral.
     No Brasil começou se a dar  importância a este condimento usado no preparo de chá, pois o anis estrelado  tem o mesmo princípio do antiviral tamiflu utilizado no tratamento da gripe H1N1.
    Aproveite dos benefícios e do sabor exótico do anis estrelado.

  • Anis estrelado tem propriedades anti-bacterianas e ele pode ser mastigado para afastar os germes e mau hálito. Ele é muito usado em pastas de dente.
  • O Óleo de anis estrelado pode ser aplicada para combater o reumatismo e dores nas costas em compressas ou ungüentos.
  • Anis estrelado é rico em ferro e cobre. O Cobre atua como um cofator para várias enzimas. Além disso, o cobre é necessário juntamente com o ferro para a produção de células vermelhas do sangue.
  • O Linolool e a Vitamina C são os antioxidantes presentes no anis estrelado, que pode melhorar a imunidade geral do organismo contra os radicais livres e patógenos.

sábado, 18 de junho de 2016

Clorela um super alimento

Sua composição é excepcional, o seu alto conteúdo em clorofila, o seu fator de crescimento e a sua capacidade de fixarem numerosas substancias tóxicas que a diferencia a Clorela dos outros suplementos e lhe dá o título de GRANDE REGULADORA.
Além de possuir nutrientes como : aminoácidos, vitaminas e minerais. A grande quantidade de clorofila  auxilia na oxigenação do sangue e seu poder detox e deputativo.

Outras propriedades da Clorela.

1- Efeito anticolesterol da Clorela ( Referência:(Or. M. Okuda, Or. T. Hasegawa, Or. M. Sonoda, Or. T. Okabe e Or. Y. Tamaka, do Jornal Japonês de Nutrição, número 33 de 03/08/1975).
2 -Efeito antitumor da Clorela ( Referência: (“Imunomodulação por Alga Unicelular­ Chlorella Pyrenoidosa – e Atividades Anti- Tumor em Cobaias Inoculadas”, pelo Dr. N. Yamaguchi e equipe do Departamento de Hematologia e Microbiologia da Universidade de Kamazawa, Japão)
3- O uso da Clorela na necrose do fígado. ( Referência “Sobre a Qualidade da Proteína e Necrose do Fígado, Fator Preventivo de Alga Unicelular”. Dr. Hermann Fink,Universidade de Cologne e Bonn, na Alemanha.
3-Reverte o envenenamento por cádmio (Referência: A Clorela une-se fortemente ao cádmio e o faz sair do organismo, diz o Dr. T. Nagano e seu grupo da Universidade de Farmácia de Shizuoka, Japão)
4- Uso da Clorela nos diabetes. (Referência: Dr. Y. Yamaguchi, Departamento de Sorologia da Kamazawa Medicinal College, Japão, 1987 )
5- Clorela melhora a desintoxicação por mercúrio em estudo animal. ( Referência:(Study presented at the Japan Society for Bioscience, Biotechnology and Agrochemistry conference held in Nagoya City, Japan, March 29-30, 2008.)
Por estas e outras razões a Clorela é um super alimento.

Hortas caseiras, além de ser uma terapia, não tem comparação seu valor nutricional




Além de mais ricas em nutrientes, as hortaliças cultivadas pela própria pessoa aproximam o homem do seu alimento.

Vantagens de uma horta cultivada em sua horta ou jardineira.

1- Valor nutricional
2- Você sabe o que está consumindo
3- Use adubos de compostagem  (lixos orgânicos fermentados) e estercos de boa procedência
4- A água normalmente para regar são limpas, livre de impurezas ou contaminação.

Estas são da minha horta ( adubadas com compostagem de lixo orgânico e esterco de procedência).

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Benefícios de usar o suplemento ômega 3

O ômega 3 age de duas maneiras para proporcionar benefícios ao sistema cardiovascular. O EPA diminui as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um derrame ou infarto, e também reduzem os níveis de triglicerídeos, outro tipo de gordura que é ruim para o organismo quando está elevada. Já o DHA ajuda a evitar arritmias cardíacas, estabilizando a atividade elétrica no coração.
Outros pontos muito importantes nos quais esses lipídeos agem são na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios, e no recobrimento da retina ocular, parte dos olhos que tem o papel principal de transformar o estímulo luminoso em estímulo elétrico para o cérebro poder realizar o processo de enxergar.


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Como mudar o estilo de vida

Formar novos hábitos é um processo que às vezes assusta muitas pessoas, porque é necessário persistência nos primeiros 21 dias, até que se torne natural em sua vida.

Dicas de passos a serem seguidas:

1- Aprenda de quem sabe.
2- Mantenha- se informado.
3- Saiba o que e como falar.
4- Reforce sua decisão.
5- Seja prudente.
6- Providencie substitutos que também lhe agradem, mas que sejam saudáveis.
7- Tenha calma e paciência.